20 de novembro de 2020

A cirurgia plástica e sua relação com a saúde

Mais do que apenas melhorar a aparência, a cirurgia plástica também melhora a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Para a médica Mariana Hartmann, essa especialidade médica contribui diretamente com felicidade das pessoas e o seu bem-estar. Apaixonada por sua profissão, Mariana encontrou na cirurgia plástica seu propósito de vida e sua vocação.

A cirurgia plástica tem por objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano por razões médicas ou físicas e se desenvolve sob duas facetas: reparadora ou estética. A cirurgia reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica. Já a cirurgia estética é aquela realizada pelo paciente com o objetivo de melhorar sua aparência. Ou seja, não há o propósito de obter alguma melhora de saúde, mas sim melhorar algum aspecto físico que não agrada. Situações que não causam prejuízo funcional, mas sim psicológico. Seja qual for a cirurgia realizada, pretende-se que a região do corpo a ser corrigida mantenha sua função e, na medida do possível, naturalidade.

Para Mariana, essa especialidade médica tem um efeito muito positivo na vida dos pacientes. “A cirurgia plástica tem uma finalidade esplêndida, que é a tentativa da harmonização do corpo com o espírito, da emoção com o raciocínio, ou seja, do interior com o exterior. Ao restaurar características que desagradam o paciente, esta área da Medicina busca estabelecer um equilíbrio interno que permite ao paciente reencontrar-se, reestruturar-se, para que se sinta em harmonia com sua própria imagem e com o universo que o cerca. Os procedimentos realizados com intuito de aprimorar a forma estética têm a capacidade de devolver a autoconfiança e melhorar a relação do paciente com sua própria imagem. Ao promover a melhora física, a cirurgia plástica tem influência direta na nossa felicidade. É preciso considerar que a nossa aparência tem muito impacto na maneira como nos vemos e na imagem que queremos passar para o mundo.”

No entanto, é importante ressaltar que há uma grande diferença entre cirurgia plástica e procedimento estético. Mariana explica que para a realização de um procedimento cirúrgico, o paciente precisa passar por uma operação, seja ela de média ou alta complexidade. Essa cirurgia pode envolver uma anestesia geral ou local. Tudo depende da região que será operada e da extensão do procedimento. Além disso, também é importante entender que os tratamentos cirúrgicos têm um tempo de recuperação muito mais demorado já que o corpo do paciente sofre mais, se comparado a métodos não invasivos. Grande parte das operações também possui uma preparação especial e muito importante, como, por exemplo, a não ingestão de alimentos horas antes do início do processo cirúrgico. Além disso, os procedimentos cirúrgicos estéticos exigem exames específicos e avaliações completas de saúde antes de suas realizações.

Já os procedimentos estéticos não invasivos, segundo a cirurgiã plástica, são bem mais simples, práticos e rápidos. Eles não envolvem nenhum tipo de operação e podem ser realizados diretamente no consultório médico, não precisando de uma internação em hospital. Outro fator importante é que os métodos não invasivos têm um tempo de recuperação muito menor, ou seja, o paciente consegue voltar à sua rotina rapidamente, em alguns casos, até no mesmo dia do tratamento. Mas Mariana ressalta: mesmo sendo um tratamento menos complexo, é imprescindível que o procedimento seja feito estritamente por profissionais especializados.

Hoje, as opções cirúrgicas mais procuradas são: mamoplastia de aumento com próteses de silicone, mastopexia, redução de mamas, lipoescultura, abdominoplastia, cirurgias das pálpebras, lifting de face, lifting de coxas e de braços e rinoplastia.

Já os procedimentos não cirúrgicos mais realizados são: aplicação de toxina botulínica e de ácido hialurônico, bioestimulação de colágeno, peeling, microagulhamento para tratamento de manchas, cicatrizes, estrias e outros, lipoaspiração enzimática, hidratação cutânea injetável, entre vários outros.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat