22 de agosto de 2018

A guerra contra o canudo de plástico

Quantos canudos você já usou durante toda a sua vida? Um estudo revelou que nos Estados Unidos são usados em média 500 milhões de canudos de plástico por dia. Ok, mas qual o problema com os canudos de plásticos? O problema é que por eles não serem feitos de material biodegradável acabam gerando uma poluição enorme para o planeta.

A vida útil de um canudo é, em média, de 4 minutos, o tempo que você leva para tomar a sua bebida. Depois disso ele é jogado no lixo. São 4 minutos de uso para 200 anos de decomposição na natureza. Será que vale mesmo a pena usar o canudo?

A polêmica com o canudo de plástico começou após a divulgação de uma campanha sobre os efeitos negativos que o objeto causa aos animais marinhos. No verão é comum as pessoas usarem canudos na praia e eles acabarem parando no mar. Quando um animal marinho ingere esse material plástico acaba morrendo e isso leva a extinção de várias espécies. Além dos animais marinhos, os canudos ajudam a aumentar o número de toneladas de plásticos consumidos diariamente e que muitas vezes são despejados na natureza.

No Rio de Janeiro já foi crida uma lei que proíbe a distribuição de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais. Aqui em Não-Me-Toque a escola Yes! Idiomas também está realizando uma campanha de conscientização sobre o uso do canudo de plástico. Apesar de não haver nenhuma lei na cidade, cada um pode começar a fazer sua parte, ajudando a diminuir o uso dos plásticos, que apesar de terem revolucionando as nossas vidas estão afetando drasticamente o meio ambiente.

Cuidar do meio ambiente é uma tarefa de todos, faça a sua parte!

Deixe seu comentário
WhatsApp chat