25 de outubro de 2019

A Odontopediatria e o cuidado com a saúde bucal das crianças

A Odontopediatria é uma especialidade da Odontologia que permite ao profissional uma interação de diversas áreas e a aplicação destes conhecimentos em pacientes infantis. O manejo do comportamento infantil requer considerar os medos e anseios das crianças, que podem variar de acordo com sua faixa etária; necessidade de intervenções de urgência; situações traumáticas vividas em ambientes semelhantes e angústias familiares.

Para a dentista e mestre em Odontopediatria, Ana Paula Rorato Mainardi, é extremamente gratificante acompanhar o paciente desde o irrompimento dos dentes decíduos, os conhecidos dentes de leite, orientar e supervisionar sua higiene bucal, vê-lo superar suas ansiedades e medos e ter como recompensa a sua saúde e o seu sorriso.

Com mais de 20 anos atuando como Professora das Disciplinas de Odontopediatria na UFSM; Ana Paula destaca que é recompensador ensinar a um acadêmico a arte de atender um paciente infantil. “Nem todas as pessoas têm aptidão ou gostam de crianças, as quais exigem muita confiança por parte do profissional, bem como conhecimento. A relação paciente-profissional (aluno) deve ser construída baseando-se em carinho, explicação e atitude. O reconhecimento é o que nos estimula sempre”, explica a dentista.

Além disso, a Odontopediatra Ana Paula afirma que atualmente existe uma consciência muito grande do quanto oportuna deve ser a primeira visita ao Odontopediatra. Desta forma, quanto mais cedo forem orientadas as famílias e as crianças, menor o risco de desenvolvimento de lesões de cárie. “É de responsabilidade dos pais incentivar bons hábitos de higiene bucal em seus filhos, preferindo oferecer alimentos saudáveis, incrementando a escovação, supervisionando o uso do fio dental, trocando periodicamente a escova de dente e agendando consultas de revisão odontológica”, orienta Ana Paula.

Ainda sobre os cuidados com a saúde bucal das crianças, Ana Paula dá algumas dicas bem importantes para os pais. “As escovas devem ser condizentes com o tamanho da boca da criança, de preferência ter cerdas ultra macias; o creme dental deve ser dispensado na escova por um adulto, para evitar que a criança ingira quantidades preocupantes deste. O fio dental é peça fundamental na promoção de saúde, eliminando restos alimentares que podem causar lesões entre os dentes. Promover bons hábitos em crianças é fundamental!”

Deixe seu comentário
WhatsApp chat