29 de agosto de 2018

APAE Não-Me-Toque, há 44 anos promove a inclusão

A Escola de Educação Especial Jesus de Nazaré foi fundada no dia 19 de maio de 1974, com o objetivo de suprir as necessidades de atendimento às crianças, jovens e adultos com deficiências intelectuais e múltiplas. A escola tem como mantedora a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, que tem como finalidade garantir a continuidade e o desenvolvimento do programa de educação da escola, surgido em 1974, e que favorece as pessoas com deficiência intelectuais e múltiplas.

Filiada à Federação Nacional das APAEs, a APAE de Não-Me-Toque integra o maior movimento do mundo em prol da pessoa com deficiência, que é formado por uma rede organizacional com 24 federações nos estados e aproximadamente 2.178 APAEs espalhadas  por  todo  território  brasileiro. A associação se tornou referência nacional na educação profissional de pessoas com deficiências intelectual e múltipla, tendo suas ações multiplicadas por outras entidades em vários municípios brasileiros.

Através da diretoria, direção e professores, a APAE tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida. A Escola de Educação Especial Jesus de Nazaré – APAE acolhe 53 educandos em um ambiente de socialização, aprendizagem e lazer, sendo a forma mais concreta de inclusão na educação especial oferecida em nosso município.

Visando desenvolver todos os educandos intelectualmente e cognitivamente, a escola oferece em ambas as turmas professores habilitados e com experiência na área da educação especial. As turmas são divididas conforme faixa etária e desenvolvimento intelectual, também são oferecidos atendimentos específicos com técnicos capacitados nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e assistência social. Também se faz importante desenvolver habilidades específicas nas áreas de artesanato, música, dança, atividades físicas e inclusão digital, pois alguns alunos mesmo possibilitando todas as experiências necessárias acabam não desenvolvendo a parte intelectual, então a entidade utilizada todas as estratégias de ensino e técnicas na busca de qualidade de vida e autonomia, valorizando as competências e fortalecendo assim o potencial de cada educando.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Esse ano a campanha teve como tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.

É durante a Semana Nacional que as APAEs de todo o Brasil debatem, junto à sociedade e o governo, temas que abrangem áreas como educação, saúde, segurança, mobilidade, meio ambiente, habitação e vários outros assuntos relacionados as necessidades da pessoa com deficiência. É a partir da Semana Nacional que mudanças significativas para a pessoa com deficiência acontecem. Além disso, também são realizadas várias atividades com os educandos das APAEs.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat