21 de fevereiro de 2019

Atenção às lesões

Praticar atividade física é fundamental para manter-se uma vida saudável. No entanto, atletas, praticantes de esporte e pessoas que estão começando a praticar atividades físicas devem ficar atentos aos riscos de lesões do joelho. Apesar de pouco comentadas, as lesões dos ligamentos e meniscos do joelho ocorrem com muita frequência e podem ser a causa de dores e dificuldades de locomoção.

Para entender os riscos desse problema, primeiro é preciso compreender o que são os ligamentos e qual a sua finalidade. Segundo o ortopedista e traumatologista, Antônio Piva Neto, o ligamento é uma estrutura fibrosa, semelhante a uma corda, que conecta um osso a outro dentro de uma articulação. Sua função é estabilizar o joelho, ou seja, mantê-la no lugar a fim de impedir que um osso se desloque sobre o outro e assuma uma posição anormal.

O médico explica ainda que há também nos joelhos os meniscos, estruturas comuns que sofrem lesões durante a prática de atividades físicas. Em cada joelho existem dois meniscos: o medial, do lado interno do joelho, e o lateral, do lado externo do joelho. Essas estruturas estão localizadas no centro do joelho e agem como amortecedores de impacto, lubrificantes, estabilizadores e também como distribuidores das cargas que passam na articulação para ajudar a diminuir a pressão sobre a cartilagem que recobre os ossos no joelho. Uma lesão nos meniscos prejudica essa proteção e expõe a cartilagem ao desgaste, facilitando o processo de artrose na articulação.

Quando há uma lesão nessas estruturas, o paciente sente fortes dores, pode haver sinais de instabilidade (os chamados falseios do joelho) e pode surgir a popularmente conhecida “água no joelho”, sendo que, se não tratadas, essas lesões podem trazer grandes problemas a longo prazo. Os tratamentos para lesões de ligamentos e dos meniscos dos joelhos variam muito, sendo possível um tratamento apenas com medicamentos e fisioterapias, ou, em casos mais graves, até uma intervenção cirúrgica.

O que é importante ressaltar é que toda atividade física deve ser realizada com cuidado, evitando sempre grandes impactos desnecessários e excessos. Além disso, sempre que sentir alguma dor, desconforto ou inchaço nas articulações, procure um ortopedista pois ele saberá qual o melhor tratamento para você.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat