2 de abril de 2019

Colunismo social

A definição de colunista social vem se atualizando através dos tempos, o que começou com o registro social de um fragmento da sociedade é hoje uma editoria importante dentro dos veículos de comunicação. Eventos sociais, política, turismo, gastronomia, agronegócio, moda e principalmente comportamento são temas recorrentes nas colunas sociais. O colunista além de noticiar um acontecimento, imprime sua visão e opinião sobre o fato relatado. Coluna social é feita de pessoas, o que elas fazem e o seu impacto para as sociedades as quais estão inseridas.

Como colunista social desde 1998, observo a transformação da sociedade através das matérias que relato. Há 20 anos, na grande maioria, só figuravam em coluna social pessoas com poder aquisitivo mais alto, hoje o leitor quer boas histórias, independente da posição social ou econômica de quem a protagonista. O mundo todo ficou carente de bons exemplos e coube ao colunista social ir atrás destes e noticiar. Outra transformação ocorrida também foi no perfil do profissional da coluna social, antes eram madames da sociedade e pessoas badaladas em festas, que estavam por trás das colunas, hoje o colunista é um profissional da comunicação, que com ética e responsabilidade trabalha na captura e disseminação destes acontecimentos.

Com formação em publicidade propaganda e jornalismo, o que me proporcionou um conhecimento e olhar crítico sobre a informação, busco retratar na minha coluna o que é importante para quem vai ler, para isso analiso muito o perfil do veículo e seus leitores. Me sinto um pouco responsável pela mudança no perfil do colunista social na região norte do Rio Grande do Sul, desde que iniciei, busquei profissionalização. Sou membro da Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul – ACORS, desde 2005 e hoje ocupo o cargo de diretor financeiro da entidade,.

Hoje, algo que ocorre muito por parte do público é a relação colunista social x influenciador digital. Na verdade, agora o colunista social também está no on-line e ao contrário dos “blogueiros”, que tem foco no produto, tem foco nas pessoas. Posso afirmar que quem se atualiza terá sempre seu espaço, não só na coluna social, mas em todas as profissões.

Para finalizar preciso dizer que coluna social é dedicação, estudo, disciplina e doação!

 

* Texto escrito pelo colunista social, publicitário e jornalista, Luciano Baumgardt.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat