6 de abril de 2020

Como devo me comunicar com o meu cliente?

Bem sabemos que estamos caminhando a passos largos rumo à digitalização global e que esse é um caminho sem volta. Por outro lado, é importante entender que uma boa estratégia de marketing, na qual a comunicação, o foco no público alvo e a divulgação assertiva, não depende só de pixels, conexões Wi-Fi e algoritmos.

Em uma das minhas andanças pela cidade encontrei uma pessoa, cujo nome aqui vou chamar de Evaristo (nome fictício), que me parecia um tanto preocupado. Seu Evaristo é dono de um mercado bem popular no bairro onde mora, mas naquela ocasião ele me abordou e desabafou:

– Andréia, faz 10 anos que meu mercado atende o nosso bairro, mas nos últimos tempos senti um certo desencantamento, o pessoal daqui está preferindo comprar em outros lugares, já não é mais como antigamente, onde uma plaquinha na frente do mercado resolvia o problema de divulgação dos produtos em promoção. E ainda estou sentindo que apesar de todos esses anos, minha marca ainda não é muito conhecida.

Então, tirei um tempo para conversar com seu Evaristo e, como ainda não era tempo de Coronavírus, entre um mate e outro perguntei para ele: Primeiro se ele gostava do que fazia, depois se ele em todos esses anos havia reservado algum valor para investir no relacionamento com seus clientes e quais as formas de comunicação que ele utilizava para falar com eles.

Seu Evaristo encheu o peito e, com orgulho declarou que o mercado era a razão de sua vida, “depois da esposa”, mas confessou também que em nenhum momento, em 10 anos, pensou em investir algum dinheiro em divulgação, até porque isso, para ele, não era necessário, era só abrir as portas que os clientes já começavam a chegar. Porém, com o passar do tempo e a falta de atualização, sem um planejamento adequado, esses mesmos clientes, hoje, estão consumindo produtos de grandes redes de mercados, pela internet e até de outras cidades e países, porque todos os produtos, estão globalizados.

De fato, o que fazer então? Continuar como está e correr o risco de desaparecer? Investir em marketing digital ou anúncios em revistas? O que esperar desses clientes globalizados? Qual a melhor forma de se comunicar ou manter um relacionamento saudável com esse público? Essas e outras perguntas eu respondi para seu Evaristo e vou contar para você, mas nas próximas edições da nossa revista impressa. Fica ligado, tenho certeza que você vai gostar e até se inspirar com as histórias que eu tenho para contar pra você.

Até breve.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat