10 de junho de 2020

Como está a sua saúde mental durante a pandemia?

A sociedade vem vivendo a batalha de enfrentamento à pandemia, que trouxe ao cenário atual um assunto muito importante: os recursos emocionais das pessoas para lidar com as adversidades da vida. O cenário de incertezas, angústias, assim como as mudanças bruscas na rotina, marcadas por restrições, trouxeram sinais muito importantes quanto ao estado emocional de cada indivíduo.

No entanto, é importante ressaltarmos que nem todas reações podem ser encaradas como problemas psicológicos, pois poderão ser apenas reações normais diante de uma situação anormal. Afinal, estranho seria passar por momentos difíceis sem se angustiar.

Vivemos um momento atípico, no qual precisamos enfrentar uma batalha de consequências que se apresentam diante da pandemia, por isso é esperado que estejamos frequentemente em estado de alerta, preocupados, inseguros, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento.

Por isso, o momento é de cautela, para que tudo não seja considerado um possível adoecimento, ou então, existir um adoecimento e o mesmo não ser tratado como tal. Vale analisar a intensidade das reações emocionais vivenciadas nesse momento e se elas impedem o indivíduo de lidar com a situação, seguir em frente e enfrentar os desafios apresentados.

O importante é que a pessoa não oculte o que se passa consigo mesmo, pois expressar o sofrimento é necessário, inclusive para avaliar melhor a intensidade dele e suas consequências na sua vida, pois quando for intenso a ponto de interferir na energia vital é necessário buscar ajuda profissional.

*Texto escrito pela psicóloga Juliane Strapasson.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat