11 de dezembro de 2019

Concluída a etapa de formação do projeto Mulheres Cooperativistas em Ação

A primeira etapa do projeto Mulheres Cooperativistas em Ação chega ao fim com a certeza de que os objetivos propostos foram alcançados. No dia 9 de dezembro, no Restaurante da Expodireto Cotrijal, foi realizado o último encontro de formação, que contou com a participação da diretoria da Cotrijal, patrocinadores do evento e aproximadamente 300 mulheres.

O projeto Mulheres Cooperativistas em Ação é uma realização da Cotrijal e Sescoop/RS, com apoio da Revista Momento, e há cinco meses vem realizando um trabalho de formação e desenvolvimento humano. Através de encontros mensais, esse projeto buscou, nessa primeira etapa de formação, levar conhecimento sobre diferentes assuntos para as mulheres ligadas ao Agro. Cada encontro abordou um tema diferente como autoconhecimento, saúde, gestão financeira, sucessão familiar, a atuação da mulher no agro, motivação e atitude e planejamento estratégico.

Durante esse último encontro os temas da palestra focaram na valorização da mulher e em destacar a importância do seu papel no agronegócio. Para começar a noite a diretora da Revista Momento fez a conclusão das ações do planejamento estratégico, para isso ela convidou três produtoras rurais que participaram de todos os encontros para falar sobre como o projeto Mulheres Cooperativistas em Ação contribuiu na sua vida. As convidadas foram Maria Julia Bervian, Claudete Beffart e Edina Roveda.

Na sequência, a diretora executiva da Stara Financeira, Nicole Stapelbroek Trennepohl, fez uma palestra na qual falou a evolução do papel da mulher no Agro, através do seu ponto de vista e da história da sua família. “Foi uma grande honra palestrar para essas mulheres cooperativistas. Durante a minha palestra eu tentei trazer uma mensagem de que a gente abra cada vez mais espaço para as mulheres poderem entrar e estarem mais preparadas para assumir as funções do Agro”, apontou Nicole.

A palestra mais aguardada da noite era com o escritor, empresário e palestrante Eduardo Tevah que falou sobre Motivação e Atitude: mulheres protagonistas. Uma conversa focada em mostrar que pequenas atitudes podem mudar a sua vida e que a partir do momento que você escolhe mudar suas atitudes, o mundo ao seu redor também muda. Para Tevah, esse encontro mostra o potencial da mulher do agro. “Com essa sala cheia eu percebo que a mulher do Agro evoluiu muito e agora ela realmente está capacitada para administrar uma propriedade rural com a eficácia que os tempos modernos exigem.”

Para o presidente da Cotrijal, Nei Cesar Manica, essa primeira etapa do projeto foi fundamental para o desenvolvimento das mulheres. “O projeto Mulheres Cooperativistas em Ação veio mostrar a importância da mulher, tanto na sociedade quanto na cooperativa. Foi um trabalho realmente muito importante porque as mulheres que participaram dos encontros estão retornando hoje com mais conhecimento e isso com certeza vai ajudar a família, a sociedade, a comunidade e a nossa Cotrijal.” Já o vice-presidente, Enio Schroeder, destacou que o projeto manteve seu propósito do início ao fim. “Eu percebo que todo o trabalho realizado teve muito foco e propósito e agora encerramos essa etapa de formação da melhor maneira possível. Não tenho dúvida nenhuma que as mulheres saem daqui com muito mais conhecimento do que quando chegaram há cinco meses.”

Ainda durante a noite teve a apresentação da Liga dos Super-Heróis de Não-Me-Toque e a entrega de um mimo personalizado do evento para cada participante.

Apesar da etapa de formação ter chegado ao fim, o projeto Mulheres Cooperativistas em Ação ainda vai realizar dois encontros festivos, sendo o próximo evento no dia 20 de fevereiro de 2020.

 

Deixe seu comentário
WhatsApp chat