9 de abril de 2019

Consultoria de imagem: empoderando pessoas através do fortalecimento da sua autoestima!

Quando se pensa em imagem pessoal/profissional, fala-se de comunicação não verbal! O tempo todo nos comunicamos: o gestual, a postura, o vestuário, a maquiagem, o cabelo, as expressões faciais, o tom da nossa voz, falam muito mais por nós do que nossas palavras. Não são raras as vezes em que rotulamos outras pessoas sem conhecê-las, definimos se alguém é simpático, dinâmico, intelectualmente desenvolvido, comunicativo e assim por diante. O fato é que somos um somatório de sentimentos, e nem sempre nossa imagem reflete o que desejamos transmitir.

A consultoria e coaching de imagem utiliza técnicas e ferramentas para aprimorar a imagem de acordo com a personalidade e objetivo de cada cliente, de modo a conseguir externar, por meio de símbolos de vestuário, o melhor de cada indivíduo.

No evento da Revista Momento, dia 7 de março, durante a minha palestra falei sobre os  quatro passos para montar o look perfeito. Agora preparei aqui para vocês um resumo das dicas que apresentei na noite. Confira:

1º Passo: identificar o estilo de corpo. O segredo para uma boa imagem, acima de tudo, é o autoconhecimento. Além de saber do que gostamos, precisamos ter um conhecimento técnico do nosso corpo para entender o que melhor harmoniza nossa silhueta. Para isso, temos o teste do espelho e da boa e velha fita métrica, na qual identificamos um dos cinco principais tipos de morfologias corporais: Triângulo, Triângulo Invertido, Retângulo, Circular e X ou Ampulheta.

2º Passo: identificar seu estilo pessoal. Mais uma vez falamos em autoconhecimento. E aqui é imprescindível o auxílio de uma profissional de consultoria de imagem, pois através de testes e ferramentas de coaching identificaremos seu estilo de essência e, em cima dele, buscaremos o uso de elementos visuais incorporando ao seu estilo pessoal, o seu verdadeiro e consciente objetivo de imagem. São oito os estilos pessoais, mas esse assunto é tão vasto que é tema para um workshop.

3ª Passo: cores. Vocês sabiam que as cores são mensageiras da alma? Eu particularmente amo essa parte de colorimetria. Aqui são aplicados dois testes na cliente de consultoria. O primeiro é a análise de coloração pessoal pelo Método Sazonal Expandido, no qual é possível identificar o contraste natural, a saturação e ainda a temperatura da pele, encontrando as cores que harmonizam com a essência de cada pessoa. O teste revela uma cartela de cores que nos favorecem, tendo o poder de homogeneizar nossa pele, acentuar o brilho dos olhos, desenhar o formato do rosto, além de disfarçar manchas, olheiras e sinais da idade. O segundo é o teste de cores de essência, é um teste criado pela Ecole Supérieure de Relooking, exclusivo das consultoras formadas pela escola. Consiste em um teste de cores baseado no livro A Psicologia das Cores, de Eva Heller, e demonstra como as cores afetam a emoção e a razão. É um teste bem intuitivo, no qual a cliente participa expondo suas crenças inconscientes sobre as cores e ganha dicas de cores favoráveis ao seu objetivo de imagem.

4º Passo: escolher a peça estrela. Depois de conhecidas todas as outras informações, vamos para a montagem do look propriamente dito e um ótimo facilitador para isso é iniciarmos nosso look pela peça estrela. Peça estrela é aquela peça que a gente ama, é a peça que deve chamar a atenção no visual. Existem inúmeras peças estrelas pois depende do gosto pessoal. E para combinar com a estrela, devemos escolher todas as outras peças coringas. Se analisarmos a etimologia da palavra, é bem isso que quer dizer: peças neutras que combinam com tudo, como por exemplo: calça jeans de corte reto, camisa branca, blazer nude, etc.

Espero que tenham gostado das dicas e fica o convite para participarem do Workshop O Poder das Cores na sua Imagem, que será realizado no dia 10 de abril de 2019.

 

Matéria escrita por Jozi Mariano

Coach e Consultora de

Estilo e Imagem

Deixe seu comentário
WhatsApp chat