13 de agosto de 2020

Crie o seu espaço para Home Office

Mais do que uma tendência, o Home Office tornou-se a realidade de muitos profissionais e empresas que adotaram esse novo formato de trabalho. A necessidade das pessoas de permanecerem em casa para tentar diminuir a proliferação do Coronavírus fez com que muitas pessoas transformassem algum espaço da sua casa em um pequeno escritório para o seu trabalho.

Seja o quarto, a sala ou escritório, para muitas pessoas esses espaço acabaram se tornando parte da empresa onde trabalha. Apesar de parecer mais cômodo, o Home Office exige das pessoas mais disciplina e dedicação, afinal de contas, você está em casa, mas também está trabalhando.

Por isso, para poder desenvolver bem o seu trabalho em Home Office é importante que você destine um ambiente da sua casa para ser o seu “escritório”, um cantinho mais sossegado onde possa fazer as suas atividades de forma tranquila e organizada. É importante que esse ambiente seja separado do seu espaço de lazer na sua casa, assim quando o expediente acaba você poderá se desligar do trabalho e relaxar como merece.

Outro fator importante para realizar um bom Home Office é criar uma rotina de trabalho. Trabalhar em casa não significa estar ligado 24 horas por dia. É importante que você crie a sua rotina e mantenha um fluxo de trabalho produtivo, mas que não seja estressante e nem sobrecarregue.

Evitar as distrações também é bem importante durante o seu Home Office. Às vezes isso pode ser difícil com seus pais, filhos, cachorros, gatos, papagaio e a turma toda dentro de casa, cada um fazendo uma atividade diferente e todos querendo mais atenção do que nunca. Portanto, mais uma vez é importante ressaltar a necessidade de criar um pequeno escritório para poder trabalhar sossegado e se desligar das outras atividades da casa.

Se você não tem um escritório na sua casa, tudo bem! Adapte o espaço que você tem, crie um no seu quarto ou na sala. Para ajudar você a se inspirar em criar um espaço de trabalho na sua casa, a arquiteta Lisiane de Negri separou algumas dicas. Confira:

  • Escolha um local calmo, bem iluminado e arejado;
  • Um ambiente com cores claras é o ideal. Deixe as cores estimulantes para os objetos de decoração;
  • Você vai precisar de uma mesa, pode até ser a mesa da sala de jantar se não conseguir outro local;
  • Escolha ou adquira uma cadeira muito confortável, isso fará toda a diferença ao final da jornada de trabalho;
  • Mantenha o ambiente limpo e organizado;
  • Decore com quadros, porta recado ou mural de recados e outros detalhes do seu gosto, que façam você se sentir bem. Plantas também são muito bem-vindas;
  • Se possível, use prateleiras ou nichos para apoiar os objetos;
  • Se precisar comprar algum móvel, invista em uma mesa que já tenha gavetas, para manter organizados os documentos e objetos de uso do trabalho;
  • Você pode também comprar algo que possa ser útil no futuro, ou seja, adquirir objetos multifuncionais.

Não se sabe quanto tempo a pandemia vai durar e nada sobre o futuro. O que se sabe é que o Home Office já era uma tendência de trabalho e agora com certeza vai ficar ainda mais forte, mesmo depois que tudo passar. Então, vale a pena você começar a investir em um ambiente de trabalho dentro da sua casa.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat