14 de janeiro de 2020

Cuide do seu coração

Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, as doenças relacionadas ao coração são as que mais causam morte no Brasil. Os índices apontam que as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 380 mil mortes por ano. Um número alarmante que mostra a importância do cuidado com o coração.

A cardiologista Adriana Rahman explica que as principais doenças cardiovasculares são a hipertensão, cardiopatia isquêmica e a insuficiência cárdica. “Normalmente os sintomas de doenças cardiovasculares podem ser bem diversos. No infarto, por exemplo, que é uma doença isquêmica do coração, o sintoma mais comum é dor no peito, no braço esquerdo, na boca do estômago, dor na cervical ou na mandíbula. Já na insuficiência cárdica, o principal sintoma é a falta de ar e inchaço nas pernas, isso por que nessa doença o coração não consegue bombear bem o sangue, formando uma retenção de líquido que começa nos membros inferiores e vai subindo.”

Além de fatores genéticos, o estilo de vida e a alimentação são fortes influenciadores no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso a cardiologista Adriana afirma que a partir dos 40 anos é preciso fazer consultas periódicas ao médico para acompanhar a saúde do seu coração. Além disso, manter hábitos saudáveis também contribui na prevenção da doença.

Atualmente, as pessoas estão desenvolvendo problemas cardiovasculares cada vez mais cedo, por isso é importante ter um acompanhamento constante com a saúde, realizar periodicamente exames de colesterol, triglicerídeo, diabete, medir a pressão com frequência, evitar o sedentarismo e ter uma alimentação equilibrada.

Além disso, Adriana ressalta ainda que é preciso eliminar os fatores de risco da doença como o álcool, cigarro e sedentarismos. “Para prevenirmos essas doenças temos que combater esses fatores de risco e manter qualidade de vida, fazer atividade física de forma regular, evitar o tabagismo e controlar a pressão.”

Deixe seu comentário
WhatsApp chat