23 de abril de 2019

Curiosidades do Agro

A Laranja

O Brasil destaca-se mundialmente como o maior produtor de laranjas, responsável por 80% das exportações de suco da fruta. A principal região produtora do país é o cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste de Minas Gerais, composto por 549 municípios. Anualmente, são mais de US$ 14,5 bilhões movimentados, com geração de aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos. A safra 2018/19 foi comprometida pela falta de chuvas em 2017. Porém, a expectativa é de que o cenário da safra 2019/2020 seja diferente.

Além do clima, outros fatores afetam a produção de citros no país, com destaque para as pragas e as doenças.

 

O Melão

O melão (Cucumis melo L.) é uma das frutas mais apreciadas e de grande popularidade no mundo. Nas últimas décadas, o agronegócio envolvendo o melão se expandiu no Brasil, a ponto de ser considerado a fruta mais exportada. A área plantada com a cultura no ano de 2016, no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 23.100 ha, o que proporcionou volume de colheita de 526,4 mil toneladas de frutas. Em Pernambuco e na Bahia, a produção concentra-se no Vale do Submédio São Francisco.

Da família Cucurbitaceae, se caracteriza por adaptar-se as zonas quentes e semiáridas com maior luminosidade e temperaturas médias entre 18 e 30o C, não suportando temperaturas inferiores a 10o C.

 

 

 

Matéria escrita pelo colunista Ricardo César Warken

Engenheiro Agrônomo

Deixe seu comentário
WhatsApp chat