6 de dezembro de 2018

Delegação brasileira vai à Holanda conhecer as tecnologias para a agricultura de precisão

O Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão, Apsul, acontece a cada dois anos, mas os trabalhos em busca de novos conhecimentos e tecnologias para serem apresentadas aos participantes são permanentes. E é por isso que as equipes que atuam na realização desse evento fazem um trabalho constante de aperfeiçoamento e aprendizado.

Uma prova disso foi a participação de uma delegação do Apsul em uma missão na Holanda intitulada Precision Agriculture Inovation Mission – Brazil & Nehterlands, que envolveu reuniões e visitas técnicas para conhecer a tecnologia empregada na produção do país. A missão aconteceu nos dias 1º a 5 de outubro e proporcionou aos participantes brasileiros muitos conhecimentos, além de despertar um novo olhar para a agricultura de precisão.

A presidente do Apsul América e produtora rural, Teodora Lütkemeyer, era uma das integrantes da delegação que foi até a Holanda e afirma que foi uma experiência rica em conhecimento. “Durante a missão de cinco dias visitamos e interagimos com empresas, startups, Universidade de Wageningen, pesquisadores, agrônomos e produtores. Conseguimos ter uma noção do elevadíssimo desenvolvimento da agricultura de precisão na Holanda e percebemos que estamos no caminho certo. Muito do que vimos lá também já ocorre aqui. Foi uma honra muito grande ter recebido o convite para participar dessa importante missão, juntamente com  o Professsor Dr. Telmo Amado, que é Coord. Técnico do Apsul e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão da UFSM, e o Professor Dr. Lúcio Amaral, que é coordenador do Comitê Científico do Apsul e coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão da UFSM. Foi muito desafiador, pois além da lingua estrangueira tivemos que assimilar muitos conhecimentos e informações de elevadíssimo nível técnico.”

A missão foi planejada com o objetivo de prospecção, para identificar universidades e empresas mais promissoras no desenvolvinento de uma maior colaboração entre o Brasil e os Países Baixos. Sendo dois dos maiores paises agro exportadores, Brasil e Holanda possuem um mútuo interesse na inovação da agricultura e por isso uniram-se nessa missão de troca de experiência.

A inovação tecnológica foi um dos destaques desse evento, uma vez que a agricultura de precisão na Holanda é extremamente digital, o que gera inúmeras possibilidades de produção e desenvolvimento do setor. “Uma propriedade de batatas que visitamos, em Reusel, por exemplo, o produtor usa o Soil Scan, uma espécie de scanner do solo, imagem de satélite com precisão de 12 horas, imagens obtidas por Drones, estação meteorológica e os mais diversos tipos de sensores no solo que controlam temperatura, umidade, etc. Tudo isso para saber exatamente o momento de realizar cada processo na propriedade. Essas tecnologias e inovações chegam até o produtor por meio da universidade, através de projetos de extensão que fazem a mediação entre o meio acadêmico e a aplicação dos conceitos na prática”, explica Teodora.

Assim como no Brasil, na Holanda a aplicação da agricultura de precisão também encontra problemas e entraves que impedem seu desenvolvimento como, por exemplo, a falta de internet na propriedade rural, a não utilização de todo potencial que as máquinas e produtos oferecem e a pouca adesão à tecnologia, que é justificada pelo elevado custo e desconhecimento dos seus benefícios.

A participação da delegação nessa missão na Holanda serviu não apenas para estreitar a relação entre os dois países, mas também para trazer mais conhecimentos e novidades aqui para a região. Com certeza, o que a equipe viu na Holanda será adequado para a realidade local e apresentado nas próximas edições do Apsul, que busca sempre contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da agricultura de precisão. “Agradeço ao Sindicato Rural de Não-Me-Toque e ao Apsul América pela oportunidade que tivemos. Esperamos poder contribuir com a difusão e melhoramento desta tecnologia”, finaliza Teodora.

O V Apsul América já tem data marcada, será nos dias 24 e 25 de setembro de 2019.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat