17 de março de 2020

Divulgação, foco e comunicação

Olá pessoal! A partir deste mês estarei conversando com vocês através desta coluna sobre a força da divulgação do foco e da comunicação. Este é um assunto pelo qual sou apaixonada e que me motiva a levantar da cama todas as manhãs e vir trabalhar e, claro, além dos meus amados filhos e do meu marido que sempre me incentivam a ir em busca dos meus sonhos.

Divulgação, foco e comunicação pode parecer um assunto batido e que muita gente já discorreu sobre o assunto, mas penso, sinceramente, que podemos comparar esse tema com lindo e delicioso merengue, quanto mais batido, melhor fica.

Negociar, pra quê?

Quem algum dia, em algum momento da sua vida, não precisou fazer uma venda? Ou pelo menos quis se desfazer de algo, trocar uma roupa com uma amiga ou mesmo ganhar uma graninha extra pra ajudar no orçamento ou realizar um sonho? Pois é, de algum jeito você precisou negociar, persuadir e convencer a outra pessoa que aquilo que você estava oferecendo tinha valor e a ajudaria a satisfazer suas mais esquisitas necessidades. Isso se chama negociação, porém se a outra pessoa não te conhece ou não conhece o que você está oferecendo, isso não vai fazer sentido para ela, então, a divulgação, o foco e a comunicação passam a ser seus grandes aliados.

Definir a meta

Certo dia conheci uma menina de apenas oito anos que colocou na cabeça a necessidade de conseguir dinheiro para cumprir uma meta estabelecida no primeiro dia de aula pela sua professora, enquanto ensinava educação financeira. Em seu cofrinho de garrafa pet a pequena estabeleceu uma meta que deveria alcançar até o final do ano, porém o que ela não sabia era como fazer para conseguir tal objetivo…

Encontrar seu negócio e divulgar

…Então ao chegar em casa, depois de contar o que havia acontecido na escola e demonstrar sua ansiedade em alcançar o mais rápido possível sua meta, tentando algumas negociações, sem muito sucesso, com seus pais, ela foi surpreendida com a frase avassaladora de seu pai: “se você quer conseguir algum dinheiro, minha filha, você precisa merecer.” E aquela frase ficou ressoando na cabecinha da pequena empreendedora, até que fez uma proposta para seu pai e perguntou se poderia vender os ovos trazidos da granja para os vizinhos, para então começar sua economia. E, claro, prontamente seu pai autorizou. Logo, mesmo sem muita experiência no ramo, a menina viu a necessidade de negociar, divulgar e fazer com que seus vizinhos comprassem seus preciosos ovos, e foi o que ela fez…

Comunicação, uma ação comum em busca dos ovos de ouro

…foi então que se iniciou um interminável ciclo de negociação, persuasão e encantamento do cliente: primeiro foram os vizinhos mais próximos, amigos, avós e padrinhos os  abordados com aquele discurso de ovos de granja, que faz o melhor bolo, por um preço muito bom. Depois, o Whatsapp da mãe que passou a ser a principal ferramenta de comunicação e assim passou o ano. E para sua grata surpresa, no final não só havia atingido sua meta, como tinha dinheiro para algumas guloseimas e até para iniciar uma pequena poupança.

Ou seja, não existe idade para empreender e ter sucesso em vendas se você entender o valor do foco, da divulgação e da comunicação assertiva.

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