5 de maio de 2020

Karin Beatriz Kümpel e a missão de transformar vidas através da educação

Ser educadora é uma bela profissão, porque a educação é a ferramenta mais poderosa de transformação e o único caminho para a mudança. Há 25 anos, Karin Beatriz Kümpel vem contribuindo na busca por um mundo melhor, a professora dedicou a maior parte de sua vida a ensinar e formar crianças e jovens.

Formada em matemática, pós-graduada em gestão escolar, e diretora da EMEI Infância Feliz, Karin sempre teve o dom de ensinar.  “Desde pequena quando eu, meus amigos e irmãos decidíamos brincar de “escolinha”, eu sempre queria ser a professora, creio que já fosse uma inclinação à futura profissão. Mais tarde, lá pelos 8 anos, minhas tardes eram destinadas a alfabetizar, em português, a minha avó Olga Kümpel, que era Romena e só lia e escrevia em alemão. Eu levava a sério esse compromisso, preparava atividades, fazia provinhas, tomava leitura. Já corria sangue de professora em minhas veias. Devido às dificuldades econômicas da família, quando eu estava concluindo o ensino fundamental, com 14  anos, tive que buscar por um curso de ensino médio que me inserisse o mais rápido possível no mercado de trabalho e me oferecesse certa estabilidade na profissão. Então, veio o magistério como opção, atendendo à necessidade financeira e à habilidade da educadora em potencial, latente em mim. Prestei o primeiro concurso no dia seguinte ao da minha formatura, em janeiro de 1995, e no dia 1º de março daquele ano, com 18 anos, pisava pela primeira em uma sala de aula, como professora.”

Uma profissional dedicada, que não mede esforços para desempenhar da melhor forma a sua função, Karin está a todo momento se reinventando, buscando ferramentas e  métodos para diversificar atividades, contemplando as múltiplas formas de aprender. Como diretora de escola ela também tem uma atuação pautada no bem-estar e segurança das crianças, bem como zela pelo seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor e oferece estrutura e condições de trabalho que permitam aos profissionais da escola atender, com eficiência, as crianças.

Seriedade, comprometimento, empatia e afetividade sempre fizeram parte dos princípios profissionais de Karin, isso fez com que ela se tornasse uma profissional eficiente que tem o reconhecimento dos alunos e de sua família. Para a professora não há nada mais inspirador do que ensinar. “O que me motiva é fazer parte da história de formação e transformação das centenas de vidas que passaram, e ainda passarão por minhas mãos. Ser agente que oferece mecanismos para que as pessoas mudem sua realidade, criem perspectivas, tenham oportunidades e realizem sonhos. É ver os olhinhos dos alunos brilhando quando compreendem a primeira palavra que leram. É ouvir das famílias o reconhecimento da importância do meu trabalho. Isso me dá a certeza que minha sementinha está lá, esperando para germinar. Que o meu legado terá um alcance imensurável”, explica a professora.

São 25 anos de uma bela história de sucesso, de conquistas pessoais e desenvolvimento profissional. Mas apesar dos anos e das vitórias alcançadas, Karin sente que ainda tem muito a contribuir, por isso mantém a mesma energia e dedicação para realizar o seu trabalho, sempre acreditando que é a educação que irá promover as mudanças necessárias. “Tenho muito orgulho de ter construído uma trajetória sólida na educação e ter o reconhecimento da comunidade”, finaliza Karin.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat