25 de agosto de 2020

Mantenha suas consultas e atividades físicas

Com o Coronavírus, muitas pessoas estão deixando de fazer suas consultas de rotina, um erro que pode ter sérias consequências, visto que os hospitais estão com grande parte dos seus leitos ocupados devido à pandemia.

O clínico geral e especialista em medicina do trabalho Gilmar Finkler alerta sobre a importância de manter em dia a visita ao médico. “As consultas de rotinas devem ser mantidas, tanto com os pacientes crônicos quanto para as pessoas que desejam fazer as avaliações rotineiras. Não fazer suas consultas aumenta as chances de problemas mais sérios. Por exemplo, doentes crônicos podem descompensar a hipertensão arterial, quem tem diabetes ou problemas renais pode ter complicações mais sérias, a falta de uma avaliação em cardíacos pode levar ao infarto. Então, existe muito risco em não fazer as consultas habituais.”

Além de manter as consultas em dia, o médico também alerta para outros cuidados como a prática de exercícios e a alimentação adequada e balanceada, pois isso é importante para manter a imunidade do corpo. “Eu escuto com muita frequência: “Desde que começou a pandemia não faço mais atividade física”, esse é um erro grave. Não podemos fazer exercícios com aglomeração, mas uma caminhada com o uso de máscara pode ser feita, aquelas pessoas que estão habituadas a correr podem fazer isso normalmente, quem gosta de pedalar deve continuar com a prática, sem problemas, sempre usando máscara e não fazendo a atividade em grupo. Os exercícios em academia também podem ser feitos, desde que se faça em um ambiente higienizado e que você e seu instrutor usem máscara”, explica Gilmar.

No momento, a maioria dos consultórios médicos segue realizando seu atendimento por meio de agendamento para evitar aglomerações na sala de espera. Então, entre em contato com o seu médico e agende sua consulta.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat