20 de maio de 2020

Marina Fátima Trennepohl Crestani, uma entusiasta e defensora do desenvolvimento mulher.

Ter empatia, solidariedade e apoio são extremante importantes para que as mulheres sintam-se capazes de realizar tudo aquilo que desejam. Saber que podem contar com a ajuda de quem já trilhou o caminho das pedras é inspirador e também dá energia para seguir em frente. Uma mulher que é fonte de inspiração, a vereadora Marina Fátima Trennepohl Crestani desbravou o caminho da política e hoje é a única vereadora mulher na Câmara Municipal de Vereadores de Não-Me-Toque.

Neca, como é mais conhecida, se inspira nas mulheres fortes de sua família, sua mãe Gessy Guedes Trennepohl também percorreu os caminhos da política e se destacou por sua atuação séria e honesta. Seguindo seus passos, hoje Neca também tem seu trabalho reconhecido e procura através de sua atuação empoderar mais mulheres e fortalecer as mesmas para que possam construir seu futuro.

Desde que assumiu o cargo como vereadora, Neca vem desenvolvendo projetos em prol do desenvolvimento da mulher. “O desejo de trabalhar com mulheres surgiu por ver que nossa classe ainda não tem o devido reconhecimento em certas profissões, apesar de estarmos inseridas em quase tudo. Para mudar esse cenário, precisamos ter em mente o que realmente queremos e lutar pelos nossos ideais.  O que procuro mostrar às mulheres é que cada uma tem capacidade para se desenvolver independente do ramo de atuação, e que o importante é fazer o que se ama, verdadeiramente. Se você quer ser mãe, dona de casa ou uma profissional em qualquer outra área, faça seu trabalho com amor que tudo fluirá perfeitamente. Nós mulheres somos fortes, mas precisamos nos conhecer melhor.”

Entre os principais trabalhos da vereadora em prol da mulher estão a Procuradoria da Mulher que atua com sede na Câmara de Vereadores e busca auxiliar as mulheres que sofreram ou sofrem abuso tanto de cunho psicológico, moral ou sexual. Outro trabalho é o projeto Mulheres Cooperativistas em Ação que visa a formação e capacitação de mulheres em diferente áreas.  Todo esse trabalho só acontece porque Neca acredita não apenas na força da mulher, mas na necessidade de ajudá-las e apoiá-las, para que consigam atingir seus sonhos. A vereadora sabe que, apesar da amplitude da atuação da mulher na sociedade, ainda há muitos desafios a serem vencidos e preconceitos de gêneros a serem combatidos. Segundo ela, a velha frase “aquele determinado trabalho é para homem, mulher não consegue fazer” já não faz mais sentido, visto que as mulheres têm se mostrado capazes e aptas a atuar em qualquer segmento.

Uma entusiasta do empoderamento feminino, Neca também acredita que juntas as mulheres podem alcançar qualquer objetivo. “A mulher tem um papel muito importante na sociedade, não só na área profissional. A mulher antes de ser uma profissional é uma trabalhadora, ela é dona de casa, é mãe, é esposa, é filha, e mesmo com tantas funções no dia a dia, consegue se desvencilhar e efetuar todas as tarefas com muita excelência. Nosso papel na sociedade é único, somos todas únicas em cada forma de ser e é isso que nos faz tão especiais, nossa vontade de vencer e de lutar sempre por mais, mais espaço, mais reconhecimento e mais esforço”, finaliza.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat