3 de junho de 2019

O que é o LPF?

O Low Pressure Fitness (LPF) é um programa de treinamento postural e respiratório conhecido também como a técnica da barriga negativa. Inspirado na técnica hipopressiva desenvolvida nos anos 80, combina outros conceitos  como  o stretching miofascial, a reeducação postural, respiratória e a mobilização dinâmica neural.

Conheça os benéficos do LPF:

  • Auxilia os praticantes de forma global;
  • Equilibra o tônus do assoalho pélvico;
  • Melhora o tônus abdominal;
  • Trabalha o “core” de forma eficiente;
  • Trata e previne a incontinência urinária e a diástase abdominal;
  • Melhora o desempenho sexual, promovendo o alívio de dores durante a relação;
  • Melhora a constipação;
  • Diminui a retenção de líquidos através do descongestionamento linfático e pélvico;
  • Previne todos os tipos de hérnias;
  • Melhora a postura;
  • Alivia dores na coluna;
  • Diminui o stress e a ansiedade.

Vamos as dúvidas mais frequentes sobre o método:

É verdade que o método ajuda no funcionamento do intestino?

O LPF atua diretamente na mobilização visceral e na regulação do sistema neurovegetativo, melhorando muito o funcionamento intestinal. Com a prática rotineira do método, tenho vários relatos de pessoas que sofriam com prisão de ventre que agora não sentem mais desconforto. O intestino é um órgão com um “sistema nervoso próprio” e considerado nosso segundo cérebro, com cerca de 100 milhões de neurônios. É importante darmos a devida atenção a ele.

E quanto a incontinência urinária?

Acontece a melhora do tônus muscular de forma global, mas principalmente a tonificação da musculatura da faixa abdominal e a normalização da musculatura do assoalho pélvico, com isso é possível prevenir e tratar a incontinência, cuja fraqueza do tônus pode ser a causa.

Pode-se perder medidas com o LPF? De que forma?

O LPF traz resultados estéticos muito satisfatórios também. Com um diafragma e órgãos bem posicionados, reduzimos a pressão intra-abdominal e intra-pélvica. Assim, reduzimos medidas.

Quanto tempo de aula por semana e quanto de treino em casa é o ideal para uma pessoa começar a ver resultados?

Os resultados são observados geralmente no primeiro mês de prática. As sessões são realizadas com o profissional licenciado 1 vez por semana, por 30 minutos. É recomendado que o praticante treine em casa 5 minutos por dia. Esse treino em casa é direcionado pelo profissional, de acordo com a avaliação feita no primeiro contato, respeitando o limite e objetivo de cada um.

 

*Texto escrito pela fisioterapeuta, Isadora Kreling.

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