16 de abril de 2019

O sucesso tem a face da mãe

Ter sucesso profissional, realização e satisfação financeira é o que todos desejam quando trabalham e ingressam em uma profissão. Mas, às vezes esse tão almejado sucesso não vem. Você acredita estar fazendo tudo certo, se considera um bom profissional, mas ainda assim não alcança seus objetivos, não consegue avançar na profissão ou ainda não se encontra dentro da área que escolheu. A constelação familiar pode ajudar a entender porque isso acontece.

Primeiro de tudo é preciso entender que você não é um ser isolado, você faz parte de um sistema familiar. Esse sistema pode influenciar o modo como você guia a sua vida, de maneira inconsciente, e também pode afetar suas escolhas e a sua realização. Quando você olha para algum membro do sistema que não teve sucesso, ou honra algum membro excluído do seu sistema, você irá repetir padrões de comportamentos. Quando você repete esses padrões, não vive o seu propósito, começa a viver o propósito do seu sistema.  E não agira de acordo com a suas escolhas, mas sim com as escolhas do seu sistema. Nesse momento é preciso desvincular você dessa obrigação para que possa ser livre para ser o que realmente deseja e viver o seu propósito.

A partir do momento que você entende que pertence a um sistema, a busca pelo seu sucesso profissional e pessoal irá acontecer na mãe. Nas constelações familiares, afirma-se que o sucesso é a face da mãe porque é ela que dá a você o seu primeiro sucesso, o de existir. É a partir de um sim interno dela que você começa a sua vida e a sua existência.

A terapeuta e consteladora sistêmica familiar Rosangela Warken Flôres explica a origem do sucesso dentro da constelação familiar, tema abordado por ela no evento da Revista Momento. “Na constelação os pais são os membros mais importantes, porque eles nos dão a existência. Mas abordamos que o sucesso vem da mãe, porque é ela que nos gera o maior sucesso, o início da nossa vida. No momento em que a mãe nos acolhe dentro do seu útero ela nós dá tudo o que precisamos em abundância, para que nós possamos existir e prosperar dentro dela. E se não reconhecermos esse amor e essa abundância dada por ela e tivermos isso dentro de nós de maneira muito especial, nós teremos algumas dificuldades com o sucesso. A mãe, por estar conosco, nos acolher, nos nutrir, nos cuidar, nesses nove meses de gestação, torna-se uma figura de muita importância em nossa vida. O vínculo que temos com a ela é diferente do daquele que temos com o pai, as funções são diferentes. A mãe, nas constelações familiares, traz para nós  uma força muito grande porque durante toda a gestação nós ficamos em simbiose com ela e essa mãe nos dá tudo o que precisamos abundantemente.”

A falta de sucesso acontece, principalmente, quando esse vínculo tão importante com a mãe está rompido. Por meio da constelação é possível retomar esse vinculo, olhar para essa conexão e acolher de maneira honrosa e respeitosa esse sucesso que ela possibilitou para você. As constelações são uma ferramenta, uma técnica muita valiosa e de muito efeito para que se reestabeleça essa conexão e entenda-se essa relação inconsciente. Isso pode ser feito através de diferentes dinâmicas constelares, rituais ou genograma, ou seja, pode se usar de várias abordagens constelares para que você reconecte-se com sua mãe e, partir disso, alcance o sucesso profissional ou pessoal.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat