30 de janeiro de 2019

O tormento do zumbido no ouvido

Sabe quando você vai a uma festa com o som alto e depois, ao chegar em casa, mesmo com o ambiente silencioso, você ainda ouve aquele zumbido no seu ouvido? Pois é, quando você expõe o seu ouvido ao som alto, ou ruídos constantes você poderá estar contribuindo para o desenvolvimento de problemas auditivos. Normalmente esse zumbido de festa tende a passar em algumas horas, no entanto pessoas que sofrem com problemas de audição tendem a permanecer ouvindo este som por muito tempo.

Atualmente o zumbido é um dos problemas que mais afeta a população, atingindo desde jovens até pessoas mais velhas. A fonoaudióloga Carolina Sebastiany explica que esse problema pode ser ocasionado por diversos fatores. “O zumbido possui várias causas relacionadas ao sistema auditivo como perda auditiva por idade, exposição a ruído tanto no trabalho quanto no lazer, infecção no ouvido, alterações metabólicas, hormonais, hipertensão, depressão e estresse.”

Outro fator que contribui para o desenvolvimento do zumbido é o uso de fones de ouvido, que é cada vez mais frequente e pode contribuir no desenvolvimento de problemas auditivos, principalmente se o volume estiver muito alto. A fonoaudióloga explica que ao mesmo tempo em que aumenta o número de adeptos ao fone de ouvido, também aumenta o índice de pessoas com problemas de audição.

Se não tratados, esses zumbidos podem acabar gerando problemas mais sérios, inclusive a perda da audição. Por isso, é importante você ficar atento a algum destes sinais. Por exemplo: escutar zumbidos em ambientes silenciosos, ouvir menos ou ouvir chiados constantes são sinais de que algo está errado.

Confira algumas dicas de cuidados: é sempre bom levar equipamento de proteção individual auditivo quando estiver em ambiente com ruído constante; não usar cotonetes, limpar sempre com a toalha até onde o dedo alcançar; não utilizar medicamentos, nem fazer limpeza e retirada de cerúmen sem a prescrição de um médico. Além disso, sempre que tiver algum problema no ouvido, seja ouvido trancado, infecção ou falta de audição, procure um médico especializado para tratar o seu problema.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat