24 de outubro de 2019

Outubro Rosa: conecte-se a essa causa

Outubro é um mês que tem cor, tem conscientização e tem luta. A campanha do Outubro Rosa é realizada anualmente e tem como objetivo a prevenção do câncer de mama, uma das doenças mais comuns em mulheres. Durante todo esse mês são realizadas várias ações de prevenção ao câncer, bem como de cuidados com a saúde da mulher.

A DGNet Telecom sabe a importância que a informação tem na prevenção de qualquer doença, por isso nesse mês a empresa convidou o médico Anaor Aguiar para responder algumas perguntas sobre o câncer e esclarecer as dúvidas sobre essa doença. Confira:

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma lesão que ocorre no tecido glandular mamário. Em 99% dos casos em mulheres, mas ocorre também nos homens. Essa lesão se dá por uma série de fatores ambientais, hormonais e inclusive hereditários.

Como é realizado o diagnóstico do câncer de mama?

O diagnóstico é feito através de exames como mamografia e ultrassom de mama. Também é indicado a mulher fazer o autoexame rotineiramente para perceber alguma alteração, porém a palpação não é totalmente segura, pois não detecta lesões muito pequenas.

Quem deve fazer a mamografia?

A mamografia deve ser feita anualmente por mulheres a partir dos 35 anos. Mulheres muito jovens não devem fazer o exame, devido a exposição à irradiação. Salvo exceções, como mulheres que têm os chamados oncogenes, que são os genes hereditários de câncer de mama, essas pacientes precisam fazer a mamografia.

Com que idade é mais comum desenvolver o câncer?

O câncer de mama começa a ter ocorrência a partir dos 35 anos, mas é na faixa dos 50 a 60 anos que ele tem sua maior incidência. Porém, o câncer pode ocorrer também em mulheres muito jovens e às vezes em mulheres com idade bem avançada. Tudo vai depender dos fatores já mencionados.

Como prevenir o câncer?

Existem algumas medidas que podem contribuir com a prevenção. Por exemplo, mulheres que possuem os oncogenes e já tiveram casos de câncer de mama na família, podem fazer a retirada de todo o tecido mamário e fazer a colocação de prótese.  Além disso, evitar a obesidade e o consumo de carne gorda também ajuda a evitar o problema. Outro fator que influencia é a amamentação, ter filhos mais cedo ajuda a prevenir o câncer de mama, assim como ter tardiamente ou não ter filhos aumenta o risco da doença.

A internet pode contribuir no cuidado e prevenção do câncer?

A internet hoje ajuda muito nesse momento porque é o lugar onde as mulheres buscam informação quando têm dúvida e também quando precisam de alguma orientação. Mas é indispensável consultar o seu médico para tirar suas dúvidas, fazer exames e receber o diagnóstico correto.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat