19 de junho de 2019

Previna-se!

O inverno chegou com tudo e trouxe junto com ele a gripe. No Rio Grande do Sul, já foram registrados 14 mortes pela gripe H1N1 e os casos de gripe têm aumentando muito, levando várias pessoas em busca de atendimento médico.

Os sintomas da gripe já são conhecidos, dores de cabeça e no corpo, dor de garganta, tosse e febre são alguns dos sinais que o corpo dá quando se adquire o vírus da gripe. É importante que logo nos primeiros sintomas a pessoa procure a orientação médica para que a doença não se agrave.

Por ser uma doença viral, a gripe é de fácil contágio e por isso se espalha depressa entre as pessoas. A vacina ainda é a melhor forma de prevenir a doença, mas alguns outros cuidados também podem contribuir para evitar o contagio e proliferação da gripe. Confira algumas dicas para evitar a contaminação:

  • Mantenha sempre uma alimentação saudável, isso fortalece seu sistema imunológico ajudando no combate ao vírus.
  • Evitar as mudanças bruscas de temperatura, o corpo não reage bem a essas mudanças e por isso o ideal é fazer com que isso aconteça menos vezes possível.
  • Beba bastante água, manter o corpo hidratado é fundamental para hidratar a mucosa e as vias respiratórias, contribuindo no combate ao vírus.
  • Invista na vitamina C, os alimentos ricos em vitamina C fortalecem o sistema imune e ajudam a evitar a gripe e o resfriado.
  • Fuja de lugares fechados em épocas de epidemia e quando o clima estiver mudando. Evite ficar em locais fechados, pois nesse ambiente o vírus tem maior circulação podendo contaminar outras pessoas. É sempre bom deixar um pouco a porta ou a janela aberta para promover a circulação do ar, o que evita que fungos, vírus e bactérias se multipliquem.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca de preferência com o antebraço ou com um lenço, assim você impede que aquelas pequenas gotículas de saliva fiquem suspensas no ar e entrem no sistema respiratório de outra pessoa
  • Lave as mãos com frequência, lavar as mãos ou um gel desinfetante adequado é uma forma eficaz de prevenir a gripe. Higienizar as mãos pode reduzir em 90% o risco de contaminação da gripe.
  • E claro, vacine-se, a vacinação contra a gripe é o método mais eficaz para prevenir a gripe e as suas complicações.
Deixe seu comentário
WhatsApp chat