29 de agosto de 2019

Psicologia para as organizações: o cuidado com as pessoas é um diferencial

A área da psicologia é muito abrangente no mercado e atualmente o psicólogo também está presente dentro das empresas, onde exerce uma função de grande significância junto à área de Recursos Humanos.

A atuação do psicólogo no meio organizacional é de longa data. Já na revolução industrial este profissional tinha como objetivo adaptar o homem ao trabalho de modo que pudessem produzir mais em menor tempo. A chamada psicologia industrial, como era conhecida, teve sua difusão e com o passar dos anos aperfeiçoou seus estudos passando a interessar-se por outros aspectos como, por exemplo, as relações no trabalho. Atualmente a psicologia organizacional, como é denominada, tem uma missão dentro das empresas: cuidar das pessoas, garantindo o bem-estar de todos e as boas relações no trabalho.

Cuidar das pessoas que constituem uma organização é indispensável, pois elas são as principais responsáveis pelas entregas finais e por todo o andamento das empresas. Desse modo, o trabalho do psicólogo se divide em diferentes áreas dentro da empresa, como:

Recrutamento e seleção: a porta de entrada das pessoas que farão parte da organização. O modo como esse processo acontece mostra ao candidato a primeira impressão da organização interna. É um momento crucial para adaptar o candidato certo à oportunidade existente, buscando o perfil mais adequado às necessidades da vaga levando em conta os conhecimentos, habilidades e comportamentos do candidato.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas: a formação do profissional se dá através de treinamentos e do desenvolvimento de pessoas, assim moldamos o profissional de acordo com o que a empresa espera dele e deseja que ele entregue aos seus clientes. Esse é o diferencial de uma organização pois, produtos todas podem oferecer, com os mais variados preços, mas o diferencial para a escolha do cliente está no modo como ele percebe a empresa e como é tratado por ela.

Clima organizacional: o clima organizacional se refere a como as pessoas que fazem parte desta organização percebem e se sentem neste ambiente, tem a ver com a qualidade do ambiente do trabalho. Cuidar do clima organizacional é essencial para oferecer ao trabalhador condições físicas e emocionais para o desenvolvimento do seu trabalho.

Além dessas, há muitas outras áreas de atuação do psicólogo dentro das empresas, como a gestão de conflitos, qualidade de vida no trabalho, descrição, análise de cargos e funções entre outras.

Por fim, o psicólogo tem ocupado um lugar de destaque, validando que as pessoas são o principal recurso das empresas, recurso esse composto de sentimentos, percepções, razões e emoções que fazem parte de sua vida diária e que influenciam em suas entregas. Cuidar do capital humano é um dos mais complexos e significativos investimentos, é o diferencial.

*Texto escrito pela psicóloga Graziele Teresinha Goedel

Deixe seu comentário
WhatsApp chat