23 de agosto de 2018

Qual o limite de rendimento da soja?

Desde que surgiu a agricultura moderna existe um questionamento que ainda não se achou a resposta correta e definitiva. Qual é o rendimento máximo das culturas? Provavelmente nunca teremos essa resposta, pois com o avanço constante das pesquisas sobre tecnologias envolvidas na produção, sempre buscamos, e estamos conseguindo, alcançar maiores rendimentos, E isso já se tornou uma questão de sobrevivência, visto que a população mundial aumenta e precisa de mais alimento.

Para estimular o aumento de rendimentos na cultura da soja, o CESB, Comitê Estratégico Soja Brasil, realiza anualmente o Desafio Nacional de Máxima Produtividade. Na safra 17/18 foi realizada a 10ª edição, que teve mais de 5,5 mil inscritos do Brasil inteiro, sendo 1808 gaúchos.

Nesta safra, o grande vencedor foi Gabriel Bonato, de Sarandi (RS), que colheu 127,01 sc/ha na área do concurso de 2,57 ha. O segundo lugar ficou com Vitor Alexandre Ceolin, de Pinhal Grande, aqui no RS, que colheu em uma área 3,71 há, irrigada, 113,04 sc/ha. Na Região Sudeste, o vencedor foi a família Guimarães, da cidade de Serra do Salitre (MG), que colheu 108,96 sc/ha em 2,97 ha. Nas regiões Norte e Nordeste, venceu Marcelino Flores de Oliveira da cidade de São Desidério (BA) com 104,4 sc/ha em 2,92. No Centro-Oeste, a produtora Dilma Aparecida Brito Baron foi a campeã com a marca de 100,44 sc/ha registrada na cidade de Cabeceiras (GO) em 2,72 ha.

Cabe ressaltar que são áreas pequenas e manejadas para atingir altos rendimentos, mas comprovam que em todas as regiões que temos tecnologia e manejo é possível buscar maiores rendimentos. Para isso é necessário aplicar as boas práticas agrícolas, posicionamento genético adequado, arranjo espacial das plantas, adubação e correção do solo, qualidade das sementes e principalmente clima, fator que não controlamos, com exceção em áreas irrigadas, mas que fica claro, inclusive no resultado deste ano, não ser o fator determinante para altos rendimentos, mas sim, o conjunto de todos os fatores simultaneamente.

 

*Matéria produzida pelo engenheiro agrônomo Ricardo Warken.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat