21 de agosto de 2018

Qual o tipo do seu cabelo na classificação 1 a 4C?

Por muito tempo os cabelos foram diferenciados pelo clássico padrão liso, ondulado, cacheado e crespo. Mas agora, cada vez mais, é possível determinar as variações dos fios dentro dessas categorias, por exemplo, você já ouviu falar de uma classificação que vai de 1 a 4C? Esses termos fazem parte do sistema de classificação criado pelo hairstylist americano Andre Walker e servem para determinar o tipo dos seus fios

Não, não são novos tipos de cabelo, na verdade são subdivisões dos tipos clássicos, mas que agora se aproximam mais da especificidade de cada fio. Nesse método os números representam os tipos de cabelo: 1- Liso; 2- Ondulado; 3- Cacheado; 4- Crespo. Já as letras servem para identificar atributos e diferenciar os tipos de fios. Veja na imagem abaixo:

1 Liso

Não possui nenhum tipo de ondulação, o fio é fino, oleoso e brilhoso.

2 Ondulado:

2A – Aqui o fio já possui ondulação, mas ainda pouco definida. O fio é quase liso e o cabelo não possui volume.

2B – O cabelo possui ondas soltas e o fio já forma curvas mais definidas.

2C – Nessa categoria os fios tem textura grossa e bastante volume,  deixam o cabelo com ondas mais intensas que formam alguns cachos.

3 Cacheado:

3A – Nesse tipo o cabelo já possui cachos definido e levemente soltos. Aqui os cachos são tão regulares que parecem ter sido feito por babylizz.

3B – O cacho é mais enrolado e mais estreito. Esse cabelo tem como característica as ponta mais secas.

3C – Apesar de ter um cacho muito definido e bem estreito esse modelo possui o fio fino, além disso se caracteriza pela forma mais espiral do cacho

4 Crespo:

4A – O primeiro da categoria crespo é caracterizado por fios bem enrolados desde a raiz, com bastante volume e ondulação em formato de “mola”, com forma levemente definida.

4B – Fios bem enrolados e ondulação em formato de “S”, podendo apresentar uma espessura mais fina, com alta densidade e fragilidade.

4C – Fios mais finos e frágeis, com padrão de ondulação em “Z” e não chegam a formar cachos. Apesar de ser muito volumoso tem o fio fino e quebradiço.

E aí? Conseguiu identificar o seu tipo de cabelo? Conhecer o próprio cabelo é crucial para saber quais os cuidados diários deve ter. Quanto mais você souber sobre o seu cabelo, mais ferramentas para cuidados você terá e mais saudável seu cabelo será.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat