20 de janeiro de 2020

Quando procurar um cirurgião vascular?

O cirurgião vascular é responsável por cuidar da circulação do sangue em todo o corpo, exceto na cabeça e no coração. Sendo assim, esta especialidade médica está ligada diretamente a parte venosa e arterial do sangue, bem como aos problemas linfáticos. Normalmente o cirurgião vascular é conhecido pelo tratamento de varizes, vasinhos e microvarizes. Mas, isso é apenas uma parte dessa especialidade, que é muito mais ampla.

A cirurgiã vascular Carlene Kok explica que nessa área existem diferentes problemas e doenças. “A cirurgia arterial, por exemplo, é feita quando há o entupimento das artérias, que ocorre muito em pessoas que tem colesterol alterado, diabete ou que fazem uso de cigarro. Esse entupimento pode ser nas carótidas, o que pode ocasionar o derrame ou AVC; ou pode ser um entupimento na barriga ou nas pernas, causando dificuldades para caminhar. O tratamento cirúrgico arterial pode ser pela colocação de Stent, umas próteses dentro da artéria ou a cirurgia aberta. Já na parte venosa a gente trabalha muito com as varizes e trombose, sendo que a trombose raramente vai levar a uma cirurgia, já as varizes tem a indicação de tratamento vascular que pode ser com injeções de espuma, com cirurgia a lazer ou convencional.” Carlene ressalta ainda que para os problemas linfáticos, que se manifestam principalmente na forma de inchaço nas pernas ainda não há muitas opções cirúrgicas para o tratamento desse tipo de patologia.

Vale ressaltar que as doenças vasculares são bem comuns e precisam de atenção quanto ao tratamento e prevenção. A médica destaca que as pessoas deveriam, depois dos 50 anos, fazer um check-up vascular para evitar essas doenças. E para quem possui fatores genéticos ou histórico familiar de trombose, varizes, aneurisma, derrame e entupimento das artérias deve procurar o médico antes ainda, para uma prevenção completa.

Quando se pensa em prevenção arterial a dica é ter um acompanhamento desde cedo com o cirurgião vascular, fazendo check-ups periodicamente e consultar um especialista para indicar os melhores tratamentos e também os hábitos saudáveis que você deve manter para prologar a sua qualidade de vida.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat