9 de agosto de 2019

Que tal uma Segunda sem carne?

Uma coisa que gaúcho adora é um churrasco no domingo. Comer carne é quase que uma tradição gaúcha, afinal quem não gosta de assar uma carne e comer com a família? E já que no domingo as pessoas se fartam com aquele churrasco gostoso, que tal passar uma segunda sem carne?

É isso mesmo, a Segunda sem carne é uma campanha da Associação Brasileira de Vegetarianos, que apesar de já existir há bastante tempo ainda é pouco conhecida. Na verdade a ideia surgiu lá em 2003, nos Estados Unidos, quando uma pesquisa revelou que os americanos estavam comendo 15% a mais de carne que o necessário. O consumo excessivo desse alimento tornou-se preocupante, não apenas pela saúde, mas também pelo meio ambiente e pelo cuidado aos animais. Foi então que surgiu uma campanha que busca instigar as pessoas a passarem um dia da semana, todas as segundas-feiras, sem comer carne. O sucesso da iniciativa foi tanto que em pouco tempo mais de 40 países aderiram à ideia.

No Brasil, a Segunda sem carne começou em 2009 e por muito tempo foi aplicada apenas em escolas, mas com o passar do tempo e o sucesso da campanha, a iniciativa se espalhou por todo o Brasil e entrou no estilo de vida dos brasileiros, que optaram por todas as segundas-feiras não comer carne. Ainda não há números sobre o consumo de carne no estado do Rio Grande do Sul, mas como o gaúcho é fã do churrasco é possível que estes também sejam bem elevados, o que justifica a iniciativa de disseminar essa ideia tão bacana.

Mas você deve estar se perguntando, por que eu vou aderir a essa ideia? Pois bem, saiba que diminuindo o consumo de carne você melhora sua qualidade de vida, ajuda o meio ambiente e a sociedade. E o mais legal é que a partir do momento que você deixa de comer carne por um dia você vai precisar reinventar o seu prato, ampliando assim seu paladar e consumindo alimentos diferentes que você irá descobrir que são muito saborosos e, o melhor, fazem bem para a saúde.

É importante ressaltar que para tirar a carne do seu cardápio, mesmo que só por um dia, você precisa substituí-la por outro alimento que tenha nutrientes semelhantes. Então para você que está pensando em aderir à campanha, seguem alguns alimentos que pode ingerir no lugar da carne: grão de bico, feijão, lentilha, ervilhas, quinoa, brócolis e tofu. O mais importante é variar o prato, por isso aposte do tradicional arroz e feijão, algumas leguminosas, sementes, verduras e pronto, você terá uma refeição cheia de todos os nutrientes que seu corpo precisa.

A principal ideia da Segunda sem carne é levar qualidade de vida para as pessoas e diminuir o consumo excessivo de carne. Então, que tal você aderir a essa ideia?

Deixe seu comentário
WhatsApp chat