7 de agosto de 2020

Seis tendências de mercado pós-pandemia

Muito tem se falado que o mundo pós-pandemia será um novo mundo. As transformações não serão apenas no cuidado com a saúde, mas incluirá também a política, economia, modelo de negócios, relações sociais, cultura e psicologia social. Tudo passará por uma grande mudança, que está iniciando agora mesmo.

Analise os seus hábitos, durante esta quarentena, por exemplo. Nesse período você fez alguma compra on-line, curso on-line, assistiu alguma live, pediu um delivery ou trabalhou de casa? Pois é, o comportamento das pessoas mudou devido à pandemia, são novos hábitos, novas forma de consumir e novo comportamento. Muitas dessas mudanças irão permanecer e isso irá criar um novo cenário, um mundo pós-pandemia.

Pensando nisso, nós separamos para você seis tendências apontadas pela Fjord, divisão de inovação da Accenture, e por pesquisadores. Confira:

Restaurantes fantasmas

Outra tendência muito forte na pandemia e que deverá permanecer são os delivery e tele-entrega, que cresceram muito durante a quarentena. Esse comportamento gerou os “Restaurantes Fantasmas” um termo usado para descrever os estabelecimentos que funcionam apenas com delivery. Com a possibilidade de novas ondas da pandemia num futuro próximo, os restaurantes devem ficar atentos às mudanças no seu modelo de negócios e o serviço de entrega vai continuar em alta e pode se tornar a principal fonte de renda para esse segmento.

Novos espaços para o comércio

A pandemia mostrou que investir muito dinheiro em um espaço físico pode não ser a melhor ideia, principalmente quando o cliente não pode ir até a sua loja e as suas vendas tenham que ser majoritariamente on-line. A cultura da compra on-line já era muito forte e com a pandemia ela aumentou ainda mais. Além disso, agora as pessoas também têm a preocupação com a saúde e o bem-estar e tendem a evitar os ambientes fechados, um comportamento que permanecerá mesmo após a pandemia.  Por isso, as empresas terão que repensar seus espaços e montar estratégias para engajar profundamente o seu público, criando ambientes diferenciados, reduzindo a aglomeração e facilitando o acesso a produtos de higiene.

Experiências culturais na sua casa

Quem durante essa pandemia não assistiu a pelo menos uma Live de artista? Pois é, muitos artistas recorreram a shows e espetáculos on-line durante a quarentena e essa é uma tendência que poderá continuar no futuro. As visitas e tours virtuais a museus e shows on-line formaram o que pesquisadores chamam experiências culturais imersivas, que tentam conectar o real com o virtual a partir do uso de tecnologias que já estão por aí, como a realidade aumentada e virtual, assistentes virtuais e máquinas inteligentes.

Home Office

O Home Office já era uma realidade para freelancers e profissionais liberais. Porém com a quarentena, muitas empresas também tiveram que adotar esse modelo de trabalho. A experiência que essas empresas estão tendo com o Home Office  tem sido tão positiva que muito provavelmente esse formato de trabalho se dissemine ainda mais e seja uma forte tendência para o mundo pós-pandemia.

Educação a distância

Uma facilidade que a pandemia trouxe foi o acesso ao conhecimento. A educação a distância se tornou a única forma de ensino possível durante esse período. Essa experiência tem se mostrando tão positiva que a tendência é que ela permaneça após o Coronavírus. Várias instituições de ensino já planejam manter a possibilidade do ensino a distância para os alunos, além, é claro, do ensino presencial. Assim, plataformas que permitam uma conexão com professores, especialistas e mentores são uma tendência crescente.

Novo Dinheiro

A forma como as pessoas usavam o dinheiro já vinha mudando, mas agora com a pandemia se intensificou ainda mais. As pessoas perceberam o quanto as cédulas e moedas são “sujas” e carregam bactérias. Além disso, também perceberam o quão fácil e prático são os pagamentos on-line. Assim sendo, é muito provável que a tendência pós-pandemia em relação ao dinheiro mude muito, as formas de pagamento on-line serão ferramentas muito usadas em estabelecimentos e as carteiras digitais e pagamentos biométricos serão cada vez mais utilizados.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat