4 de janeiro de 2019

Seres humanos e plantas precisam de nutrientes similares para crescerem saudáveis

Nutriente é qualquer elemento ou composto químico necessário para o funcionamento de um organismo vivo e que componha um alimento, sendo essencial para a vida.

Há nutrientes orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio e nutrientes minerais como o nitrogênio, fósforo, potássio, ferro, cálcio, enxofre e outros. Os orgânicos são provenientes do ar e da água; os minerais são encontrados também na natureza, principalmente no solo.

A nutrição mineral é a forma como as plantas se alimentam e seu crescimento exige que absorvam os nutrientes minerais essenciais. Na ausência dos nutrientes, a planta não cresce normalmente nem completa o seu ciclo de vida; ou seja, não se desenvolve corretamente e não se reproduz;

Todo nutriente é insubstituível. Sua deficiência só pode ser corrigida pelo fornecimento dele mesmo, não há substitutos.

Os seres humanos e os animais precisam de nutrientes minerais, inorgânicos e orgânicos. Para o metabolismo diário, os seres humanos precisam de água, vitaminas, minerais, gorduras, proteínas, carboidratos e fibras. Já as plantas, conseguem sobreviver apenas com os nutrientes minerais, pois, a partir de processos naturais, podem sintetizar seus próprios nutrientes orgânicos.

Todos os seres vivos dependem da correta assimilação dos nutrientes que ingerem. Esses nutrientes são provenientes dos alimentos, que proporcionam energia e contribuem para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da saúde e da vida.

Os minerais funcionam juntamente com as vitaminas, ativando o funcionamento das enzimas, peças-chaves das reações químicas/metabólicas, e possibilitam que o corpo realize suas atividades. São elementos vitais encontrados naturalmente na terra, sendo absorvidos pelos vegetais, os quais são consumidos pelos animais e humanos.

 

 

Matéria escrita pelo colunista Ricardo César Warken

Engenheiro Agrônomo

Deixe seu comentário
WhatsApp chat