20 de novembro de 2018

Um doce problema

Ninguém consegue resistir aquele docinho depois do almoço, a um brigadeiro, ou ainda aquela torta recheada. Independente de qual seja o doce, está na cara que a maioria das pessoas são viciadas em açúcar. E que ele ajuda a aumentar os números que aparecem na balança, todo mundo sabe. Apesar de ser a coisa mais doce do mundo, o açúcar pode trazer problemas bem amargos para a nossa saúde.

Se você parar para pensar, quantas vezes você já consumiu açúcar hoje? Seja ele no cafezinho, entre os alimentos ou na sobremesa. Se analisarmos bem, atualmente o açúcar tornou-se um dos maiores vilões para a nossa saúde, pois cada vez mais ele está presente em nossa alimentação. Se não soubermos dosar essa substância, além do aumento no peso, corremos o risco de desencadear outras doenças como o aumento da pressão arterial e dos triglicerídeos, diminuição do HDL, obesidade, diabetes, além de aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.

Apesar do açúcar estar presente em quase todos os alimentos, inclusive em massas e pães, é possível substituir o açúcar por outros adoçantes naturais. Por exemplo, para adoçar chás, sucos, iogurtes, leite e outras receitas, você pode usar mel, açúcar mascavo, stevia, baunilha, canela ou leite de amêndoas. Os adoçantes também são uma boa alternativa para substituir o açúcar, mas é importante não exagerar.

É praticamente impossível abolir o açúcar das nossas vidas, e também não é necessário, só precisamos controlar a quantidade que comemos. Apesar de não existir um limite diário de açúcar, devemos consumir pequenas quantidades. Um doce sempre faz bem para adoçar o nosso dia, mas nada de exagero!

 

Deixe seu comentário
WhatsApp chat