2 de junho de 2020

Um olhar cuidadoso com a vida

Quando se fala em empreendedorismo, logo vem à mente a realização de um sonho, o amor pela profissão e ser dona do próprio negócio. Mas além disso, empreender exige muito trabalho, esforço e dedicação, é preciso aliar a sua formação com o conhecimento do negócio e também de gestão. Uma tarefa difícil, mas que Vânia Albertina Lange vem desempenhando com sucesso. A Farmacêutica Bioquímica abriu seu laboratório de análises clínicas há cinco anos e desde então vem atuando em diferentes frentes para garantir o sucesso de sua empresa.

Com 17 anos de experiência e especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas, Vânia sempre teve o desejo de trabalhar na área da saúde. Antes de abrir o laboratório Unitá, trabalhou em outras empresas farmacêuticas que foram fundamentais para trazer conhecimento e experiência. “Sempre imaginei coisas diferentes para mim, além de ficar atrás do balcão da farmácia, mas como tudo tem seu tempo, eu precisava trabalhar na minha área antes para adquirir experiência e só então pensar e planejar algo próprio, com os pés no chão, respeitando as minhas possibilidades, prioridades e capacidades. Foi um ano e meio de planejamento para conseguir colocar em prática o plano de ação. A decisão não foi fácil. Quando estamos em situação de conforto, tudo é mais tranquilo e certo, e tomar uma decisão diferente com novos desafios e possibilidades não é nada fácil, temos que sair da zona de conforto e partir para a prática, mesmo com as incertezas do novo negócio.”

A parte que a bioquímica considera mais difícil na hora de empreender é conquistar os clientes. Por isso, Vânia decidiu ir em busca de seus clientes, mostrando que mais do que apenas realizar exames, ela oferece segurança e bem-estar a cada paciente. Visitou a maioria das empresas, estabelecimentos de saúde e médicos da cidade e até da região em busca de conquistar seu espaço e mostrar os seus serviços.

Mas além de conquistar clientes e realizar um bom trabalho, Vânia também sentiu a necessidade de se capacitar para gerenciar melhor o seu negócio. “Realmente fazer o gerenciamento de uma empresa não é um papel muito fácil. Nós mulheres temos que conciliar e dar conta de várias funções ao mesmo tempo, então nem sempre as coisas acontecem como planejamos. Por isso, desde o início quando pensava em ter o meu laboratório já planejava como seria e como eu faria para estruturar o negócio. Então antes de tudo fiz o plano de negócio pelo Sebrae. Estou sempre buscando atualização tanto na área técnica quanto na gestão, pois como em todo ramo as coisas mudam muito rápido e temos a obrigação de estarmos sempre atualizados trazendo o que há de novo no mercado para nossos clientes.”

Toda dedicação e esforço de Vânia hoje são reconhecidos. O Laboratório Unitá completou seus cinco anos de atuação sendo uma referência em exames e análises clínicas na cidade. Uma conquista alcançada graças à luta constante da farmacêutica bioquímica que hoje agradece a cada cliente que confia a sua saúde ao laboratório e também a toda a sua família que lhe dá apoio nessa trajetória. Para ela, ser empreendedora é acreditar que tudo é possível e, principalmente, ter empatia para se colocar no lugar da outra pessoa e acreditar que é capaz e merece alcançar tudo o que deseja.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat