11 de novembro de 2019

Você conhece o trabalho do médico radiologista?

A radiologia é uma área da medicina focada, principalmente, no diagnóstico das doenças e na prevenção da saúde. Mais do que apenas realizar exames, a radiologia busca, através de sua atuação, obter informações precisas e assim oferecer um cuidado completo com a saúde dos pacientes.

A médica radiologista Renata Graebin é apaixonada por sua especialização. Para ela a radiologia é fundamental para o tratamento e diagnóstico de qualquer doença. “Ser radiologista é entender de múltiplos segmentos da medicina. Ao contrário do que as pessoas imaginam, a radiologia é fundamental no tratamento de muitas doenças. Costumo dizer que as imagens de um exame não vem com legenda, é preciso interpretar, fazer um estudo detalhado e fazer o diagnóstico da imagem. E esse é o trabalho do radiologista.”

Sócia da Radiologia Carazinho e com vários anos de atuação nessa área, a radiologista Renata destaca também que para se ter sucesso no diagnóstico por imagem é preciso ter um diálogo constante com o médico solicitante, pois é através dessa troca de conhecimento que se chega ao melhor resultado. Além disso, ter em mãos o histórico clínico do paciente também é fundamental para realizar uma análise precisa dos exames, pois através de um estudo desse histórico é possível saber com mais exatidão o que buscar durante um exame. “É preciso estar bem claro o que se está procurando, saber o histórico do paciente, ter em mãos os exames anteriores, o passado clínico desse paciente, isso muda completamente qualquer achado, muda qualquer diagnóstico. A imagem precisa de um estudo, você não diagnostica aquilo que você não conhece”, explica Renata.

Para a médica, a radiologia e o diagnóstico por imagem são ótimas ferramentas para a prevenção da saúde, além de ser o primeiro passo para o tratamento das mais diversas doenças.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat