5 de agosto de 2020

Você sabe o que é Agosto Dourado?

O Agosto Dourado é o mês de promoção do aleitamento materno. A iniciativa acontece em 120 países, sendo a primeira semana de agosto considerada a semana mundial do aleitamento materno. Em Não-Me-Toque, respeitando o atual momento, o Agosto Dourado será comemorado através de um Mamaço Virtual, com histórias reais contadas por mães que vivenciaram ou estão vivenciando essa prática para incentivar e apoiar outras mamães.

O Mamaço Virtual acontecerá no dia 18 de agosto, às 19h, e é promovido pelo Espaço de Acolhimento Materno Gestacional MOM’S Closet. A MOM’S é um local planejado que reúne profissionais humanizados e engajados no apoio a todas as fases que englobam esse lindo período, trazendo informações corretas e apoio psicológico ativo para as mães e famílias. Acolher mães e incentivar o aleitamento materno é umas das muitas ações que o MOM’S vem desenvolvendo na cidade.

O leite materno contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o 6º mês de vida, por esse motivo existe a indicação de aleitamento materno exclusivo nesse período sem necessidades e qualquer tipo de complemento ou água. Além disso, o aleitamento materno traz outro benéfico para a mamãe e o seu bebê, confira:

* Bebês que foram amamentados têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro;

* A amamentação previne alergias, anemia e infecções respiratórias como a asma;

* Bebês amamentados têm risco menor de desenvolver Diabetes Tipo II;

* A amamentação é considerada o gesto mais importante de vínculo com a mãe para desenvolvimento da saúde emocional infantil.

* A amamentação reduz o risco depressão pós-parto pela dinâmica hormonal e pelo vínculo entre mãe e filho;

* O leite materno é acessível financeiramente;

* A amamentação ajuda no retorno do peso após a gestação e previne hemorragias após o parto;

* O aleitamento materno tem um efeito protetor contra o câncer de mama e de ovário;

* A amamentação reduz o risco de a mulher desenvolver Diabetes Tipo II após a gravidez.

Este ano o Agosto Dourado é se concentrará no impacto da alimentação nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de apoiar a mulher que amamenta, protegendo promovendo e apoiando o aleitamento para proporcionar melhores condições de saúde para todos.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat