5 de fevereiro de 2019

Vou construir, e agora?

Reforma ou construção é, para muitas pessoas, sinônimos de dor de cabeça. É obra que atrasa, orçamento que estoura, reforma inacabada e por aí vai. Quando não se tem tudo planejado e o acompanhamento de um profissional, construir ou reformar pode sim se tornar um grande problema. No entanto, nem tudo está perdido, é preciso ter calma e planejar.

Cada etapa de uma obra demanda material, mão de obra e investimentos diferentes, por isso procure um profissional qualificado e coloque tudo na ponta do lápis. Então a primeira coisa a se fazer é buscar a ajuda de quem entende do assunto. Contrate um arquiteto que irá ajudar você no projeto da sua obra. Seja uma pequena reforma ou a construção de uma casa, o arquiteto é o profissional mais indicado para auxiliar você a evitar problemas. Além de um bom profissional, você também precisa atentar para outras coisas.

Confira alguns itens que não podem escapar do seu planejamento.

O projeto:

Primeiro de tudo projete a sua obra. Se for construir a sua casa, pense quantos quartos ela vai ter, quais os cômodos e os tamanhos de cada ambiente. Planeje também como serão os ambientes externos e o que você quer que sua casa tenha. Esse é um processo muito importante para você começar a se organizar quanto ao orçamento e tempo para a obra. Se for apenas uma reforma, faça o projeto da área reformada, o que será tirado e substituído, bem como as mudanças na parte elétrica e hidráulica.

Um bom cronograma:

Com a ideia na cabeça, organize um cronograma para as etapas da obra, levando em consideração seu tempo disponível. Esse cronograma vai ser o roteiro da sua construção, nele deve conter informações como prazos, quantidade de materiais, ordem dos serviços e custos. Procure seguir à risca a sua programação.

Não compre tudo de uma vez:

Procure comprar os materiais aos poucos conforme cada etapa da obra. Assim você evita aqueles acúmulos de material e também o desperdício por compras em excesso. Lembrando que todo o material deve ser armazenado em lugar adequado evitando a umidade.

Siga seu planejamento inicial:

Mudar de ideia no meio da obra gera mais custos e atrasos, por isso evite grandes mudanças do projeto inicial. Procure seguir o planejado e deixe o que não é prioridade para depois.

A mão de obra:

É essencial contratar mão de obra qualificada, isso vai garantir a qualidade da obra e o bom andamento. Buscar bons profissionais vai ajudar você a evitar dores de cabeça durante a construção, peça ajuda para o seu arquiteto na hora de contratar o pessoal.

O orçamento:

É importante planejar e separar o orçamento para a obra, mas também é essencial ter uma quantia para imprevistos que sempre acabam acontecendo. Procure deixar um fundo de reserva para essas emergências. Em relação aos pagamentos, procure pagar mensalmente até o fim da obra e não se esqueça de fazer um contrato entre as partes.

Sempre que possível economize:

A melhor hora para economizar em uma obra é na compra dos materiais. Pesquise preços e compare os valores entre os fornecedores. Opte sempre pelo que é mais em conta, mas claro nunca dispensando a qualidade. Outra dica é evitar o desperdício, só compre aquilo que será utilizado, assim você evita sobras e acúmulos de material.

Deixe seu comentário
WhatsApp chat